notícias

Prefeitura de Viana esclarece denúncia de fraude do Fundeb

Secretária de Educação e Prefeito Magrado Barros negam qualquer fraude no dinheiro do FUNDEB e se surpreende por Viana está apontada na lista desta investigação.

As notificações do Ministério Público Estadual sempre foram uma constante na SEMED e o Gestor Municipal na pessoa do seus secretários de educação sempre responderam a todas as perguntas emitidas pelo MP, na gestão de Magrado Barros.

No ano de 2017 o Município adotou o Sistema On Line, para garantir a lisura e transparência dos alunos matriculados, de modo que todos os pais têm acesso a matrícula dos seus filhos.

Segundo o Blog do Jonh Cutrim, Viana estaria nessa lista e, o site afirma que: O golpe é aplicado de duas maneiras: numa delas, os dados de pessoas reais são usados clandestinamente. A outra fraude é a criação de alunos fantasmas. A cidade de Miranda do Norte também é citada na reportagem do Fantástico da Globo. No total, 137 municípios são investigados no Maranhão.

Entretanto, prefeito municipal desafia encontrar um aluno clandestino ou alunos fantasmas, já que Viana aderiu ao PEGE, e, de acordo com o site do PEGE:

“O PEGE® foi criado com o objetivo de monitorar as metas traçadas pelos gestores, diretores e professores no tocante aos indicadores educacionais, incluindo IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), através de um sistema multiplataforma on-line que integra secretarias, escolas, professores, alunos, pais ou responsáveis e comunidade, gerenciando os setores Acadêmico, Financeiro, Administrativo e Pedagógico das escolas e das secretarias”.

Diante do exposto, Magrado convida os órgãos de controle interno e jornalistas para fiscalizarem in loco o número de alunos matriculados no sistema e o número de alunos matriculados em sala de aula de aula, que estão frequentando a escola, levando em consideração as baixas taxas de evasão escolar e abandono desde 2017.

Quando assumimos a gestão, em média, o número de evasão escolar era de aproximadamente 900 alunos, hoje é de aproximadamente 200 alunos, afirma Magrado.

O prefeito Magrado afirma que se houve qualquer tipo de fraude dessa natureza, não ocorreu em sua gestão. Já que a suposta lista foi divulgada sem sequer mostrar os anos referentes a investigação, sendo uma informação vazia e até irresponsável, tendo sido criticada inclusive pela FAMEN.

Na ocasião a Gestão Municipal afirma que os índices de proficiência em Língua Portuguesa e Matemática cresceram graças a programas como A Avaliação Interna de Aprendizagem-AMA, Intensivão do IDEB, Olimpíadas de Língua Portuguesa e Matemática, Pacto Pela Aprendizagem. Desta forma, o número de alunos nas avaliações internas e externas cresceram astronomicamente, graças também ao trabalho incansável dos professores da rede pública municipal.

Magrado afirma que a oferta da merenda escolar cresceu bastante em todas as escolas e está tranquilo, porém surpreso com o fato do blog não citar o ano das supostas fraudes.

O dinheiro público em nosso município foi gasto com inúmeras reformas em escolas na sede e na Zona Rural

A prova disso são algumas imagens das reformas e ações realizadas que estão ao fim do texto.

Pagamos, inclusive, salários atrasados da gestão anterior e vamos fazer muito mais pela educação, porque a educação é a base de uma boa administração, afirma Magrado Barros

Implantação do Sistema PEGE

Evolução do IDEB

Reforma da Escola no Povoado de Caru



Reforma Estevam Carvalho