(98) 99143-3495 contato@maiobaotv.com.br
segunda-feira, outubro 14, 2019
notícias

Município de Viana realiza ação de combate a Hanseníase

A Secretaria Municipal de Saúde do município de Viana realizou no dia de hoje, 28, uma grande ação em combate à Hanseníase. A ação faz parte de muitas outras que ocorrem no mês de Janeiro, intitulado de: Janeiro Roxo.
Durante todo o dia de hoje, no Centro de Saúde Bonifácio Pacífico Serra (Cesp), foram realizadas diversos atendimentos, como o diagnóstico de casos novos de Hanseníase, além de atendimentos de ginecologia , ortopedista , testes rápidos de HIV e Hepatites, Vídeo, exames preventivos para mulheres, além de muitos outros serviços como corte de cabelo para homens e mulheres.
Durante a ação o prefeito Magrado Barros esteve conversando com a população e falando da importância dos exames de rotina. Magrado disse que a ação caracterizava o dia D de combate, embora todas as unidades de saúde estivessem habilitadas para realizar a investigação inicial para diagnosticar a doença.
O Brasil é o segundo país com mais casos de hanseníase, atrás apenas da Índia. Por ano, são registrados perto de 30 mil casos da doença, nos vários estados brasileiros e dentre as várias classes sociais, incluindo adultos e crianças.
Os principais sinais da doença são manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na pele, alteração ou perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e ao toque. O doente de hanseníase também pode ter áreas de dormência e sensação de formigamento e fisgadas no corpo, além de diminuição da força muscular, podendo apresentar dificuldade para segurar objetos. A SEMUS de Viana orienta que, caso haja alguns desses sintomas, o cidadão deve se dirigir a alguma Unidade de Saúde do município.

Fotos: Zé Ferreira

Leave a Response