(98) 99143-3495 contato@maiobaotv.com.br
sexta-feira, agosto 23, 2019
notícias

Estudantes de Viana/MA aprendem tradições quilombolas

No mês de novembro o município de Viana desenvolveu atividades na rede escolar municipal, estadual e privada, atividades comemorativas em alusão ao Novembro Negro.
Ao longo de todo o mês, a Coordenação de Igualdade Racial do município levou para as escolas atividades como a confecção da boneca Abayomi, que na tradição africana, servia para acalentar seus filhos durante as terríveis viagens a bordo dos tumbeiros – navio de pequeno porte que realizava o transporte de escravos entre África e Brasil – as mães africanas rasgavam retalhos de suas saias e a partir deles criavam pequenas bonecas, feitas de tranças ou nós, que serviam como amuleto de proteção. As bonecas, símbolo de resistência, ficaram conhecidas como Abayomi, termo que significa ‘Encontro precioso’, em Iorubá, uma das maiores etnias do continente africano cuja população habita parte da Nigéria, Benin, Togo e Costa do Marfim.
Para a confecção a equipe da Coordenação fez uso de elementos de origem 100% natural, como tecidos de fibra de algodão, retalhos de malha preta, sem custos para a administração pública, utilizando da criatividade.
Segundo Sílvia Soeiro, assessora de Igualdade Racial,  “a partir de todos estes elementos é possível mostrar às crianças uma dimensão da importância dessas tradições para história do Brasil e sua relação com o continente africano.” 

O Novembro Negro foi criado na atual administração com objetivo de conhecer as raízes e manter a história viva. Lembrando que o município possui cerca de 36 comunidades quilombolas.

Leave a Response